02/04/2018

Cotidiano em Questão

Trabalhar um mesmo assunto por três pontos de vista diferentes: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Cultura Maker. Este é o objetivo do Cotidiano em Questão, o novo componente dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

Como uma grande novidade, em uma única disciplina, os alunos têm três professores ao longo do ano, e em cada bimestre o tema ganha um olhar específico.

Os temas do cotidiano, próximos aos interesses dos alunos, são trabalhados para possibilitar produções que tenham maior significado e impacto, dentro e fora da sala de aula, com conexão direta com o Empreendedorismo, a Sustentabilidade, os Direitos Humanos, entre outros.


Os alunos em uma das aulas do Cotidiano em Questão

Confira os grandes pilares desse componente:

• Cultura Maker: trabalho prático está articulado às discussões dos temas, tendo a tecnologia como próprio objeto de aprendizagem e investigação;

• Ensino Investigativo: aprimoramento do trabalho que já vem sendo desenvolvido pela equipe de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, envolvendo habilidades relacionadas ao fazer científico, como observar, analisar, descrever, comparar, selecionar, interpretar, elaborar hipóteses, testar, experimentar, concluir, entre outras;

• Possibilidades de trabalhos em diferentes espaços: múltiplos ambientes de aprendizagem podem ser explorados, como os diferentes Laboratórios (de Tecnologia, de Ciências da Natureza e Ciências Humanas), Sala de Artes, Quadras, Bosque, Biblioteca, Corredores, etc;

• Equipe multidisciplinar: diferentes especialistas compõem uma visão multidisciplinar, unindo perfis e habilidades diversos.

 

Galeria de fotos