22/03/2018

Viagem ao Centro da Terra: com a técnica do fishbowl, alunos fazem criação especial da obra

Os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna, conduzidos pela professora de Língua Portuguesa, Daniele Ojima, leram a obra Viagem ao Centro da Terra, de Julio Verne. Aprofundando essa vivência, os estudantes, orientados pela professora de Redação, Driely Oyama, transpuseram os quadrinhos para um texto em prosa, criando uma narrativa de aventura.

Para apoiar essa produção, os alunos participaram de um debate sobre a leitura, utilizando a técnica Fishbowl, um formato de discussão em grupo que promove o diálogo e a troca de experiência, permitindo que todos os participantes tenham as mesmas chances de opinar e expressar seus pontos de vista.

A sala foi organizada com as cinco cadeiras dispostas em círculos, chamadas de Fishbowl (Aquário). A sessão começou com quatro participantes nas cadeiras centrais e uma cadeira livre. O moderador apresentou um tema para ser debatido pelos quatro participantes. Os outros alunos ouviram a discussão, e puderam entrar na dinâmica, ocupando a cadeira livre do Fishbowl. Quando a cadeira livre era ocupada, um dos participantes deixava, voluntariamente, a discussão, mantendo sempre uma cadeira livre para a participação de outros colegas.


Os alunos durante a atividade