21/03/2018

Alunos estudam a Belle Époque nas perspectivas das Linguagens e Humanidades

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna mergulharam no universo da Belle Époque, em um estudo integrado entre as áreas de Artes, História e Espanhol, que formam o bloco Linguagens e Humanidades, que será realizado nos próximos meses.

A atividade, chamada “Belle Époque: entre Paris e Rio de Janeiro - transformações estéticas e comportamentais”, foi coordenada pelos professores Denise Ayres, de Artes, Caio Mendes, de História, e Silvia Torrezani, de Espanhol.

Os alunos têm a oportunidade de refletir sobre as expectativas e contradições da sociedade ocidental (europeia e brasileira) na passagem do século XIX para o século XX; analisar diferentes tipos de fontes e documentos, relacionados ao uso da linguagem artística, apontando mudanças e permanências; elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação aos documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias.


Os alunos durante a atividade, chamada “Belle Époque: entre Paris e Rio de Janeiro - transformações estéticas e comportamentais”

Em dinâmicas, os alunos podem estabelecer relações entre o passado e o presente, construindo um olhar crítico em relação à sociedade e ao tempo em que se vive.

O trabalho será concluído com a produção, em grupos, de pinturas, esculturas ou instalações como expressão artística, para resinificar a interpretação sobre os temas Moda e Vestuário, Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Tecnologia, Cultura e Burguesia, Higienismo e Combate às doenças. As produções serão apresentadas no Encontro Cultural, no segundo semestre.


“Belle Époque: entre Paris e Rio de Janeiro - transformações estéticas e comportamentais”