13/12/2017

Projeto Muralistas: paredes que falam

Os alunos do Período Integral iniciaram, com orientação da professora e arte educadora sustentável, Gabriela Diaz, o Projeto Muralistas e realizaram um lindo trabalho de Artes, “Paredes que Falam”, ao longo do ano de 2017.

Esse projeto tem como objetivo valorizar o trabalho coletivo e cooperativo, estimular a criatividade durante o processo de criação conjunta, apresentar novos conceitos de cosmologia (astronomia), arqueologia, artes, ecologia e nutrição, aperfeiçoar técnicas de desenho e pintura e conscientizar os alunos usando o discurso da sustentabilidade e planetariedade durante todo processo.


Os alunos durante o trabalho

“Com um olhar contemporâneo, buscamos revitalizar nosso espaço escolar, compondo pinturas nas paredes e criando um diálogo entre o sensível e o concreto. Fizemos pinturas Impressionistas e o Abstrato”, contou Gabriela.

Os alunos realizaram um estudo com a professora, assistiram a vídeos educativos sobre cada temática, discutiram sobre a composição que foi pintada, entrando num consenso antes de colocar as mãos na massa.


As pinturas sendo feitas nas paredes da escola

“As pinturas integraram alunos de diversas faixas etárias, sempre valorizando o processo e a experiência vivida. Pois é no agora que a arte se faz viva! O resultado é só mera consequência. Afinal, se o processo não foi prazeroso, não estimulamos a criatividade”, finalizou a professora.

Em 2018, o projeto vai continuar com a mesma proposta, pois tem como missão transformar o ambiente escolar por meio do olhar e da criatividade dos alunos, disponibilizando para todos, pais, professores e comunidade riobranquina uma troca genuína de sensibilização.


Projeto Muralistas