26/10/2017

Comunicando Filosofia: uma conversa secular

O Colégio Rio Branco realizou o workshop “Comunicando Filosofia: uma conversa secular”, em mais uma iniciativa do Espaço Rio Branco - Cultura & Reflexão, nos dias 19 e 26 de outubro, na Unidade Higienópolis.

Os encontros da Unidade Granja Vianna já estão marcados e acontecem nos dias 23 e 30 de novembro. Inscreva-se.

Ministrado pelo professor de Filosofia, Isaque Trevisan Esse, o curso foi aberto à comunidade com o objetivo de estimular o saber, o acolhimento e o enriquecimento intelectual e das relações sociais.

 

Workshop “Comunicando Filosofia: uma conversa secular”

No primeiro encontro, o professor ofereceu um panorama sobre a história da Filosofia, e no segundo momento, o workshop discutiu como as questões do cotidiano baseiam-se, quase sempre, em reflexões de natureza filosófica. Destacando que em um mundo cercado por intolerância, fragmentação política, fundamentalismos e inúmeros conflitos internos e sociais, a Filosofia ajuda a desenvolver valores, sonhar novos sonhos e descobrir outras razões.

Isaque Trevisam explicou o significado da palavra Filosofia, como surgiu, falou sobre filósofos e como a Filosofia é aplicada nos dias atuais. O filosofo está sempre querendo aprender e descobrir novos hábitos, novos conceitos para viver, explicou o professor. As discussões ampliaram o conhecimento sobre Juízo de Realidade e Juízo de Valor, apoiando-se em conceitos como ética, moral e hábito.

Isaque destacou a importância da Filosofia na construção da personalidade do ser humano. “Construímos a nossa personalidade em cima dos valores que aprendemos ao longo da vida. A Filosofia estuda a ética. Filosofia é atual, é contemporânea”, concluiu.