17/10/2017

Mesa-redonda reúne especialistas em discussões sobre desenvolvimento infantil

O Colégio Rio Branco, Unidade Higienópolis, promoveu a segunda edição do encontro "Mesa-redonda: o que os educadores precisam e gostariam de saber", focando o Desenvolvimento Infantil - dos 07 aos 11 anos de idade. Realizado em 17 de outubro, o encontro reuniu especialistas que abordaram o tema a partir das seguintes perspectivas: aspectos de linguagem, aspectos emocionais, aspectos culturais da patologização da infância e aspectos cognitivos.

A diretora assistente, Valquíria Rodrigues, e a Orientadora Educacional de Apoio à Aprendizagem, Juliana Góis, realizaram a abertura e destacaram a importância da discussão dos temas com os educadores. O encontro contou com a mediação de Rodrigo Ratier, editor executivo da revista Nova Escola, da Fundação Leman, e doutor em Educação.

A fonoaudióloga Rosana Marques falou sobre os aspectos de linguagem, destacando as expectativas para a aquisição de conceitos básicos da fala e dos sons da fala e como a escola é essencial no apoio e na identificação de desvios audiológicos e oftalmológicos, pois situações de sala de aula podem apoiar diagnósticos.

Sandra Lie Ribeiro do Valle, especialista em Neuropsicologia, ressaltou os aspectos emocionais do desenvolvimento infantil, falando sobre os domínios de formação, a partir dos âmbitos social, alimentar, cognitivo e dos hábitos, oferecendo orientações aos educadores.

O psicanalista Eduardo Romano Ottolia ressaltou os aspectos culturais da patologização da infância, trazendo uma reflexão sobre o sujeito moderno, que busca o alívio de seu sofrimento a qualquer custo e como isso tem impacto na formação das crianças.
Patrícia Rzezak, especialista em Reabilitação Neuropsicológica, destacou os domínios cognitivos importantes do processo de aprendizagem e como as funções cognitivas se desenvolvem ao longo da vida.


Segunda edição do encontro "Mesa-redonda: o que os educadores precisam e gostariam de saber"

 

Galeria de fotos