21/10/2017

Encontro Cultural destacou o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

O Encontro Cultural do Colégio Rio Branco é um espaço especial de vivência e compartilhamento de saberes e foi realizado em 21 de outubro.

Neste ano, os alunos apresentaram lindos projetos interdisciplinares transformadores, que destacaram o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

A partir do tema norteador, alunos do Minimaternal ao Ensino Médio desenvolveram e apresentaram seus projetos aos visitantes oferecendo uma experiência de viagem sustentável.

Unidade Higienópolis

Para destacar a importância do turismo sustentável, foram elaborados quatro grandes subtemas: Infância e Identidade; Memória, Identidade e Cultura; Patrimônio Natural e Ciência e Tecnologia. A partir dessa organização, quatro andares da escola ganharam exposições temáticas e dinâmicas.

Na abertura oficial do evento, a escola recebeu a visita de Marcos Ueda, representante da Unesco, que destacou o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e conversou com pais, alunos e familiares. Os alunos do 3° ano ao 5° ano do Ensino Fundamental realizaram uma linda apresentação da música “Transformando nosso mundo”.

O tema foi trabalhado das mais diversas formas. As salas, laboratórios e corredores foram especialmente decorados. Ações de responsabilidade socioambiental também integraram o evento: foi realizada uma ação de incentivo à Doação de Sangue, em parceria com a Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo - AMEO; o Projeto Reaja, de conscientização do lixo; conscientização sobre a preservação do meio ambiente, entre outras importantes ações.

A tecnologia também se fez presente, por meio de exposições digitais, e os alunos foram os verdadeiros protagonistas das apresentações preparando-se para o encontro.

Unidade Granja Vianna

O Encontro Cultural ampliou as experiências, saberes e fazeres dos alunos, utilizando diferentes linguagens e estabelecendo a relação entre o conhecimento e a realidade em que vivem. Partindo de situações-problema, os alunos foram motivados a pesquisar, buscar resoluções, mobilizando conceitos e procedimentos. Encantaram-se com o mundo e com suas transformações, assim como as possibilidades de intervenções conscientes e solidárias.

Na Educação Infantil, os projetos desenvolveram sensações corporais, nas experiências por meio dos sentidos; o resgate da memória, ao conhecer as brincadeiras de antigamente; o valor do brincar e criar, ao trabalhar com elementos naturais e não estruturados; e a valorização da natureza. No Ensino Fundamental I, puderam desenvolver a afetividade e compromisso com a visita ao asilo e ao espaço das protetoras de animais abandonados, assim como, também, ativaram o senso de responsabilidade social com a feira de troca e, também, apropriando-se da problemática do Parque Cemucam, em busca de soluções.

No Ensino Fundamental II, orientados por guias de viagem que elaboraram uma cartilha do turista sustentável, os visitantes puderam percorrer alguns roteiros e vivenciar diferentes experiências. Utilizando uma multiplicidade de linguagens, o Encontro Cultural mostrou parte do que os alunos desenvolveram no decorrer do ano letivo. Foram expostos os produtos das viagens de estudo de meio, oficinas e pesquisas, produções usando aplicativos e ferramentas tecnológicas, campanhas de conscientização, sarau poético, experiência dos sentidos, produções artísticas, entre outros.

 

Galeria de fotos

Higienópolis

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Granja Vianna