04/10/2017

Prevenção ao uso de drogas: ciclo de palestras com Dr. Anthony Wong

O Colégio Rio Branco realizou um ciclo de reflexões, nas Unidades Higienópolis e Granja Vianna, com o tema “Drogas o mal do século XXI - O que devemos saber e fazer para prevenir”, com o Dr. Anthony Wong, médico pediatra, professor de Toxicologia Clínica e de Farmacovigilância e Chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O Dr. Anthony Wong abordou temas importantes ligados aos desafios da prevenção ao uso de drogas com toda a comunidade escolar, em seus encontros com educadores da escola, pais e comunidade e alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

As diversas drogas existentes e seus efeitos e impactos na formação e desenvolvimento dos jovens foram aspectos destacados pelo médico, que reforçou a importância da informação para a prevenção, na escola e na família.

A banalização do uso de drogas, a busca por novas sensações, a ansiedade, a pressão do grupo e modelos familiares são, segundo o especialista, fatores que podem levar ao uso de drogas. Por outro lado, o medo das drogas, a pressão negativa do grupo, os valores morais, modelos familiares positivos e informações podem evitar que os jovens consumam drogas.

"O uso de qualquer substância com ação neurológica traz consequências imprevisíveis ao cérebro imaturo do jovem. Todos os órgãos e sistemas do jovem são mais suscetíveis aos danos das doses elevadas e repetidas de substâncias químicas, como por exemplo, o álcool e a maconha", destacou Dr. Anthony Wong.

Confira a palestra.

Anthony Wong conversou com pais, alunos e educadores

Galeria de fotos