02/10/2017

Período Integral: crianças aprenderam a meditar

Ter consciência da respiração e do corpo traz calma, equilíbrio e concentração para todas as ações cotidianas. Os alunos do Período Integral, Grupo 3, da Unidade Higienópolis, participaram de um workshop de Meditação.

O Colégio Rio Branco desenvolve há dois anos o projeto de Meditação, com a supervisão da orientadora educacional Márcia Chammas, com os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Esse projeto tem o objetivo de promover a redução do estresse e da ansiedade, sintomas bastante comuns para quem está terminando o Ensino Médio e se preparando para os vestibulares.

Este ano como um “projeto-piloto”, a meditação foi introduzida para os alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental II. “A proposta inicial era prestar atenção na própria respiração por apenas 5 minutos e mês a mês, o desafio era acrescer mais um minuto”, explicou Marcia Chammas.


Os alunos durante o workshop de Meditação

Pelos benefícios que os alunos vêm obtendo, a orientadora educacional ministrou um workshop com os alunos do Grupo 3. No workshop, os alunos puderam vivenciar a meditação e entender que podem meditar a qualquer momento e em qualquer lugar, antes de uma prova e até mesmo sentado na cadeira da sala de aula.

“Esse foi um momento incrível de relaxamento em uma intensa semana de provas! Os alunos adoraram”, contou a professora Marli Ferreira de Souza, responsável pelo Grupo 3 do Integral.

Confira o depoimento da aluna Ana Clara:
“Professora, antes da prova a primeira coisa que fiz foi meditar: fechei os olhos, respirei devagar e profundamente, me senti muito mais tranquila e concentrada na hora da avaliação”.


A aluna Ana Clara