22/09/2017

Com apoio do Rio Branco, educadores da rede pública do Estado de São Paulo integram projeto inédito

Entre os dias 18 e 22 de setembro, cerca de 30 educadores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo participaram do curso de desenvolvimento profissional docente “Tendências Emergentes em Educação para o Século XXI”, ministrado pelos educadores finlandeses, Sisko Mällinen e Juha Lahtinen, da Tampere University of Applied Sciences (TAMK University). A finalização da atividade ocorreu no dia 22 de setembro, durante o Seminário Internacional Tendências Emergentes em Educação no Século XXI.

O projeto foi acordado no mês de junho entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Colégio Rio Branco e a TAMK, com o apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil. As aulas aconteceram na Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco.

Os educadores das escolas públicas foram selecionados pela própria Secretaria da Educação, que os definiu por diferentes áreas de atuação e para que possam se tornar multiplicadores das experiências e novas metodologias adquiridas durante o programa.


Educadores da rede pública do Estado de São Paulo integraram o curso

O curso de desenvolvimento profissional docente abordou temas, como projetos interdisciplinares, novos ambientes para ensino e aprendizagem, tecnologia, desenvolvimento de competências cognitivas e não-cognitivas (socioemocionais).

O Colégio Rio Branco é uma das únicas instituições a formar docentes em parceria com o país escandinavo. Com o sucesso de sua experiência interna e agora com esse novo projeto, o Colégio Rio Branco dá início ao Núcleo de Desenvolvimento e Inovação Aplicados - para formação docente.

Ao longo dos últimos 10 anos, como a primeira e única escola brasileira, o Colégio Rio Branco construiu um relacionamento que o tornou um parceiro oficial e institucional da Finlândia para aplicação das melhores práticas de aprendizagem do país, não só em metodologias de ensino, como, principalmente, no papel do educador. Assim, pretende-se agir diretamente na raiz educacional e no principal e mais valioso meio de ensino: o educador.