31/08/2017

Reaja lança projeto “Conta Gotas: cada gota conta”

O grupo Reaja - Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao Ambiente, da Unidade Granja Vianna, iniciou um novo projeto: “Conta Gotas: cada gota conta”.

O projeto tem como objetivo aprimorar habilidades e conhecimentos em relação à agua, na coleta e obtenção de dados da natureza, utilizando um mecanismo ecológico já utilizado na escola, o sistema de captação de água da chuva, instalado no telhado do prédio da piscina.

Os alunos do grupo Reaja, acompanhados pelo professor Samuel Luna, instalaram um pluviômetro no pátio descoberto do colégio para medir a água da chuva e coletar todos os dados necessários. Utilizando, também, o sistema de captação de água, os alunos irão aprender sobre o rigor científico ao medir a chuva, com a regularidade e compromisso que isto exige. Além disso, terão oportunidade de aprender sobre alimentação de banco de dados, registro de medições em planilha compartilhada digitalmente e elaboração de gráficos.

No dia 31 de agosto, foi finalizado o primeiro mês do projeto. Até o momento, a média de chuva no colégio foi de 12,7mm³/semana. O professor Samuel explicou que, como o projeto será permanente, poderá estimar médias mensais ao longo de anos e fornecer para toda a comunidade dados precisos sobre o quanto de recursos hídricos têm sido poupados pelo colégio com a captação de água da chuva.

O pluviômetro que faz parte do projeto “Conta Gotas: cada gota conta”