27/06/2017

Oficinas de Compartilhamento de Práticas

A valorização da troca de conhecimentos é uma marca no Colégio Rio Branco, que promoveu mais uma edição das “Oficinas de Compartilhamento de Práticas”, nos dias 13 de junho em Higienópolis e 27 de junho na Granja Vianna.

Os professores organizaram oficinas com múltiplos temas e compartilharam conhecimentos e vivências com os Colegas. As atividades foram organizadas pelos coordenadores Carolina Sperandio e Henrique Bovo Lopes.

Confira os temas das oficinas.

Unidade Higienópolis

Uma proposta de sequência didática envolvendo investigação científica e recursos tecnológicos - Professora Patricia Andrade da Silva
Realização de experimentos utilizando método investigativo com o objetivo de elaborar uma apresentação a partir de recursos tecnológicos (compartilhamento via Classroom). A oficina visou, a partir de uma dinâmica prática com o uso de recursos tecnológicos, permitir ao professor pensar criticamente em um transposição didática e adaptação da metodologia em suas aulas.

Estratégias para correções qualificadas de provas em sala de aula - Professora Ariela J. Strozberg
O momento da devolutiva de correções de provas é muito importante para a reflexão e aprendizagem contínua. Pensando nas dificuldades de tempo e trazendo questões sobre a organização da sala de aula, a oficina visou a apresentação de uma sequência didática em que os dados são organizados qualitativa e quantitativamente, promovendo uma reflexão colaborativa e melhoria de resultados.

Trabalhando com aplicativos para construção de Infográficos (Canva) - Professores Jorge Alves de Farias e Andrea Beatriz D. Demarche
Construção de infográficos (ilustrações e dados) que resumem determinado conteúdo, deixando-o mais compacto e prático para se visualizar, utilizando o aplicativo Canva. Ideal para expor rapidamente vários dados sobre qualquer assunto, organizar o conteúdo aprendido ou a ensinar e também uma alternativa para apresentar trabalhos acadêmicos.

Diferentes abordagens em atividades para o Google Classroom – Professores Henrique Bovo Lopes, Dixier Maria Carratti e Mirtes Timpanaro
A oficina teve como objetivo promover uma reflexão sobre as próprias práticas, e o uso do Google Classroom como ferramenta para produção ou reprodução de conhecimentos. A partir de uma reflexão teórica sobre plataformas virtuais de aprendizagem e revisitando teorias de aprendizagem, foi discutida a pertinência de abordagens construtivistas e behavioristas e suas aplicações de acordo com os objetivos da aula.

Unidade Granja Vianna

Ensino Híbrido: Estações de aprendizagem - Professores Ivone Cafazzo e Samuel Luna
O Ensino Híbrido é uma abordagem que combina espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem para potencializar o desenvolvimento de cada aluno. Há diversas formas de aplicá-lo e uma delas é a Rotação por Estações de Aprendizagem. A rotação por Estações de Aprendizagem consiste em criar uma espécie de circuito dentro da sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema central - ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia. A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos de 4 a 6 pessoas, façam um rodízio pelos diversos pontos.

Flipgrid como instrumento avaliativo - Professores Silvia Império, Gisele Nogueira, Elaine Lupiani, Bruna Gouveia e José Luís
Foi apresentado um aplicativo de utilização simples, chamado Flipgrid. Trata-se de uma comunidade de discussão por vídeo para sala de aula. Os tópicos são adicionados e os alunos respondem com vídeos curtos, com o envolvimento de todos. Para a oficina, foi escolhido um tema atual. Após discussão, o Flipgrid foi utilizado para registrar as opiniões e reflexões, sendo mais um instrumento avaliativo ao nosso dispor.

Work smart, not hard: Apps Inspiration e Canva e Google Classroom - Professoras Ivone Milani, Daniela Violato e Vanessa Andrade
Concepção, hierarquização de ideias, criação de layout, planejamento de diagramas comparativos, mapas mentais/conceituais e infográficos usando Ipad ou Chromebooks e o uso do Google Classroom a serviço da aprendizagem dos alunos.

Galeria de fotos