01/06/2017

CRBMUN: Tensões militares e os caminhos para a diplomacia

Nos dias 26 e 27 de maio, aconteceu o CRBMUN - Modelo Universitário de Negociação, realizado em parceria com o curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, reunindo alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, das Unidades Higienópolis e Granja Vianna do Colégio Rio Branco, em discussões sobre importantes temas da agenda internacional.


Alunos discutiram temas da agenda internacional em comitês

Na abertura do evento, a diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, e o diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Uehara, destacaram a importância desse encontro, que estimula a visão crítica, a cidadania e a capacidade de negociação e argumentação.

A professora de Direito Internacional e Direitos Humanos das Faculdades Integradas Rio Banco, Angela Tsatlogiannis, realizou a palestra de abertura relatando sobre sua experiência como voluntária em campos de refugiados na Grécia, durante o mês de janeiro, e ressaltou o problema, o preconceito e as grandes dificuldades dos refugiados.

Esse ano o tema discutido foi “Tensões militares e os caminhos para a diplomacia”. Os alunos se organizaram em cinco comitês, sendo quatro de debates e um Comitê de Imprensa. O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) abordou o tema “Síria, o novo playground regional e internacional”; o 3º Comitê da Assembleia Geral para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários (SOCHUM) tratou do tema “Infrações cometidas contra mulheres em contextos de guerra”; o comitê Disarmament and International Security (DISEC) discutiu em inglês o tema “Military Technologies and the violation of sovereignty in the 21st century”; além do comitê histórico do evento que tratou sobre o processo de independência das Américas, o pan-americanismo de Bolívar.

O evento foi organizado pelo coordenador de Geografia, Rogério Ribeiro Jorge, e pela professora Giselle Nogueira, da Unidade Granja Vianna, com apoio dos alunos e secretários-gerais do CRBMUN, Vivian Ivata e Luara Rocha, de Higienópolis, e Felipe Reis e Júlia Ducatti, de Granja Vianna, que atuou também como primeira Secretária-Geral da Granja Vianna.

Galeria de fotos