02/06/2017

Alunos e educadores contam como é utilizar o Matific no aprendizado da Matemática

O Colégio Rio Branco utiliza a plataforma Matific no ensino da Matemática, como uma aliada do processo de aprendizagem. Alunos e educadores falaram sobre essa vivência para a Hackademia, um canal inovador que apresenta e discute as novas tecnologias educacionais.

O diretor da Hackademia, Márcio Boruchowski, convidou para participarem do vídeo o diretor da Matific, Dennis Szyller, a diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, a coordenadora de Matemática, Liane Poggetti, e os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, Matheus e Maria Fernanda.


Matheus, Márcio e Maria Fernanda conversaram sobre o uso da plataforma e como é o aprendizado

A Matific é uma plataforma voltada para o ensino de Matemática para crianças até o 6º ano do Ensino Fundamental, que aprendem por meio de jogos e situações do dia a dia. A ferramenta apoia o professor ao permitir a verificação do aprendizado em tempo real. “É importante ter um ambiente lúdico para aprender colocando a mão na massa”, destacou Dennis Szyller, que ressaltou ainda que a plataforma é utilizada em 47 países, por 1,5 milhão de alunos.

Esther Carvalho destacou que a plataforma trás dados de qualidade importantes, como a aprendizagem por evidência, a possibilidade de desenvolver trabalhos para diferentes estilos de aprendizado e a criação de ambiente inovadores, além de divertidos, por meio da gamificação.


Liane Poggetti, Esther Carvalho, Márcio Boruchowski e Dennis Szyller

O papel do professor nesse processo foi destacado por Liane Poggetti. Segundo ela, o professor tem o papel de acompanhar e mediar esse aprendizado, utilizando a plataforma como mais um recurso na sala de aula.

Matheus e Maria Fernanda contaram como é o uso da Matific, o que mais gostam e como usam essa plataforma.

Esse vídeo faz parte de uma série especial, a Edtech Finlândia, sobre o ecossistema das novas tecnologias educacionais da Finlândia, país referência em educação.

Matific from Marcio Boruchowski on Vimeo.