29/05/2017

Professoras apresentam resultados do trabalho com Ensino Híbrido na Matemática

As professoras Vanessa Zito e Andressa Righ, do Ensino Fundamental I da Unidade Higienópolis apresentaram um relato de prática no IX Congresso ICLOC - Práticas na Sala de Aula, organizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho, no dia 27 de maio.

“Ensino Híbrido: uma abordagem transformadora no ensino-aprendizagem de Matemática” foi o tema da apresentação. No Colégio Rio Branco, há um movimento contínuo de pesquisa e aperfeiçoamento da prática letiva e a abordagem do Ensino Híbrido nas aulas de Matemática teve início em 2015.

A abordagem, ao mesmo tempo em que está vinculada ao uso de plataformas digitais, como Matific e Khan Academy, agrega novas formas de aprender e ensinar, suscitando uma nova postura das professoras e dos alunos.

Para as professoras, tem sido uma oportunidade para sair do papel de quem, à frente da turma, coletivamente explica resoluções de problemas, para ser, a maior parte do tempo, quem instiga, acompanha e media seus alunos enquanto fazem Matemática, enquanto resolvem os problemas e buscam, com seus pares, caminhos para resolução.

“Os alunos têm a oportunidade de aprender a buscar recursos próprios, atuando individualmente e em pequenos grupos, de maneira ativa, na resolução dos problemas. Com isso, têm se mostrado menos dependentes e mais autoconfiantes na busca da aprendizagem matemática”, destacaram as professoras.

Para que esse processo aconteça, os educadores integram inúmeros momentos de formação sobre essa temática e se dedicam a ler e fazer uso dos dados estatísticos que as plataformas oferecem sobre o desempenho dos alunos.


As professores Andressa Righ e Vanessa Zito