17/05/2017

Professor Samuel de Almeida foi um dos autores convidados para contribuir em livro

O professor de Geografia da Unidade Granja Vianna, Samuel Luna de Almeida, integra o livro “Geoprocessamento e Saúde muito além de mapas”, da Editora Manole, lançado no dia 17 de maio. O Colégio Rio Branco e o projeto Reaja, coordenado pelo professor, foram citados na obra.

O livro é composto por 11 capítulos, que abrangem desde o uso do geoprocessamento para doenças infectocontagiosas até como instrumento de decisão para uma nova regionalização das áreas de saúde, para a gestão de serviços de saneamento e para o manejo de fauna silvestre.

O capítulo desenvolvido pelo professor Samuel retrata a ferramenta de mapeamento como instrumento de planejamento para a gestão de resíduos domiciliares e coleta seletiva. A partir de dados coletados de diversas fontes em uma série histórica desde 2004, foi possível demonstrar em mapas diversas informações como, quais municípios da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) e RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte) possuem ou não coleta seletiva, em quais o acondicionamento dos resíduos é adequado ou não, quais são as quantidades produzidas, entre quais municípios há deslocamento destes materiais, entre outras informações.

“A minha participação especificamente foi a elaboração dos mapas e a descrição da metodologia para isso, buscando difundir o seu uso. Citei o Reaja e o  CRB, pois acredito que até para ser coerente com a proposta do livro, são necessários os trabalhos de longo prazo como é a atuação do Reaja, que valoriza as questões ambientais do dia-dia das crianças e ao mesmo tempo deposita esperança em melhoras ambientais globais pelo brilho que vemos em seus olhos”, explicou o professor Samuel.


Professor Samuel Luna de Almeida