05/12/2016

Rio Branco na Education On Air

A experiência do Colégio Rio Branco com a implantação da plataforma Google for Education foi apresentada na Education on Air, uma conferência digital da Google que reuniu educadores de todo o mundo, nos dias 2 e 3 de dezembro.

A diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, falou sobre o tema “Gone Google: conectividade, colaboração e aprendizagem”, destacando aspectos essenciais desde a implantação do projeto no início de 2016, o alinhamento com o Projeto Político Pedagógico da escola, as etapas percorridas e os resultados já obtidos.

Protagonismo do aluno, ambientes flexíveis de aprendizagem e práticas inovadoras foram importantes pilares destacados pela diretora-geral e que se fortaleceram e se ampliaram a partir da utilização da plataforma Google for Education, que traz a conectividade e a colaboração como elementos fundamentais.

Em 25 dias de implantação, 1475 alunos e 140 docentes foram impactados por este projeto, que envolveu 40 colaboradores da equipe técnica e a recuperação de 30 Gb de dados salvos no Google Drive.

O papel dos docentes para o sucesso do projeto foi destacado por Esther Carvalho, bem como a importância da gestão das equipes e da aprendizagem. Nesse sentido, a escola investe em desenvolvimento profissional docente e entende que a certificação dos professores é parte fundamental desse caminho.

A transmissão, que foi interpretada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), contou com a mediação, das inúmeras perguntas e comentários recebidos, da diretora da Unidade Granja Vianna, Cláudia Xavier.

Confira a palestra na íntegra.