03/06/2016
Período Integral: alunos de diferentes idades compartilham vivências
Valorizar as relações é reconhecer os saberes de cada um. Com esse objetivo algumas atividades desenvolvidas no Período Integral do Colégio Rio Branco, na Unidade Granja Vianna, estimulam a integração entre os alunos de diferentes idades, com foco no compartilhamento e na troca de conhecimentos e vivências.
Dessa maneira ocorrem momentos muito enriquecedores para as relações, como em situações em que os alunos mais velhos ajudam os mais novos. “Percebemos que o olhar das crianças maiores, em relação aos menores, é um olhar de cuidar e de acolher. E isso só depende da forma como os educadores conduzem esses momentos”, explicou a coordenadora Maria Cristina Costa Fernandes.
“É necessário que refinemos nossos olhares e nossa escuta para que essas trocas aconteçam de forma significativa”, contou a professora Renata Cardinali, da Unidade Granja Vianna.
O aluno Fernando Pane acompanha a colega Luana, com muito cuidado e carinho
No horário do almoço ou em um passeio pelo bosque, por exemplo, as crianças compartilham vivências e auxiliam uma às outras na concretização dos afazeres propostos. Nesses momentos, elas aprendem a solicitar, a dar, a receber, a dividir, a ajudar e a cuidar do outro. São aprendizagens essenciais não só para o processo de socialização, como, também, para todas as vivências, contribuindo com uma relação de confiança em si mesmo e no outro.
A palavra “cuidar” tem muitos significados importantes. “Cuidar do outro é respeitar cada ser e aceitar suas diferenças. É mostrar ao outro que ele é importante e que vale a pena sempre investir. É fazer troca com outro ser humano, uma oportunidade para fazer uma conexão, por meio de um sorriso, de um gesto, de uma palavra. Saber cuidar e saber cuidar-se é o exercício do Amor”, destacou a orientadora.