29/10/2015
Alunos participam do MINIONU e ampliam conhecimentos sobre temas internacionais
Os alunos do Colégio Rio Branco participaram do Modelo Intercolegial das Nações Unidas, o MINIONU, entre os dias 10 e 13 de outubro. A ação é realizada pelo Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
O MINIONU é um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado, que objetiva levar temas internacionais aos alunos do Ensino Médio de todo o Brasil, que são orientados nas atividades pelos estudantes de Relações Internacionais da universidade.
Durante as atividades, os 20 alunos riobranquinos puderam vivenciar uma rotina de diplomatas, defendendo a política externa dos países que eles representaram em encontros de organizações internacionais.
O coordenador de Geografia, Gerson Elias Dias, e o professor de Filosofia da Unidade Granja Vianna, Everton Almeida Pereira, estavam presentes para orientar os alunos. Antes do encontro, os professores do colégio proporcionaram aos alunos aulas e palestras preparatórias.
As alunas que participaram do MINIONU
“Pensamos na preparação geral dos alunos, então, promovemos aulas de oratória, orientações sobre como fazer um discurso coerente, como se comportar perante o público, como ter boa postura e, até mesmo, dicas de como eles devem se comportar e se vestir. Lembrando sempre que é um ambiente diplomático”, explicou Gerson Elias Dias.
Os alunos ficaram divididos em comitês, ambientes de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional. Durante este período também aconteceram palestras e reuniões com professores e alunos representantes das escolas participantes.
Os temas discutidos pelos alunos riobranquinos foram: União Europeia, Franz Beckenbauer, Joseph C. Masanche, República da Uganda, República de Moçambique, República de Ruanda.
“As capacidades desenvolvidas no MINIONU vão desde o maior conhecimento acerca dos acontecimentos mundiais até a oratória, a habilidade de gerenciar conflitos, de dialogar e de se comportar diante de crises e situações de extrema pressão. O modelo possui uma didática que foge dos tradicionais padrões de ensino e amplia as fronteiras de aprendizagem para a prática”, explicou o professor o coordenador de Geografia.
Os alunos que participaram do MINIONU