08/09/2015
Alunos têm textos publicados em jornal e revista
Para estimular os alunos à prática da escrita de redação, o Colégio Rio Branco desenvolveu uma atividade para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O trabalho com a produção textual foi feito por meio de um desafio e os jovens poderiam enviar uma carta aberta para alguns veículos da imprensa e expor suas ideias sobre diversos temas.
Coordenados pelas professoras Alana Grimaldi, Unidade Higienópolis, e Márcia Pelachin e Fátima Rodrigues, Unidade Granja Vianna, os alunos se reuniam para ler diversas matérias que são veiculadas em jornais, revistas e mídia online e produzir um texto sobre os assuntos. A finalidade foi enviar os textos elaborados em sala de aula para os veículos de comunicação como carta do leitor.
Segundo Alana Grimaldi, essa foi uma maneira dos estudantes exporem uma resposta diante do que era lido. O trabalho deu a oportunidade dos alunos Lucas Felpi, Aline Sakamoto Kaminski e Matheus Felipe Nakaya da Unidade Granja Vianna, Gabriela Vasconcelos e Beatriz Segati, da Unidade Higienópolis, terem suas cartas publicadas na Revista Circuito e no jornal Folha de S. Paulo.
Para a jovem Gabriela Vasconcelos, foi muito interessante ler sua carta enviada para a Folha de S. Paulo. A aluna comentou o artigo de Eduardo Scolese, “Chatice paulistana”.
Carta ao Leitor da aluna Gabriela Vasconcelos
Lucas Felpi escreveu para a Revista Circuito, opinando sobre a matéria que aborda a importância do foco em sala de aula. Em seu texto, o aluno expressa a importância de desenvolver o foco na escola e na vida e fala sobre sua experiência com a inclusão dos alunos surdos em sala de aula.
Carta do Leitor do aluno Lucas Felpi
Com periodicidade quinzenal, os alunos do Ensino Fundamental desenvolvem suas habilidades nos Laboratórios de Redação, onde podem aprimorar os textos e, ao mesmo tempo, aprimorar as ideias para o desenvolvimento da argumentação, para os vestibulares e para a vida como um todo. “Acho importante pensar que eles escrevem como qualquer outro adulto também pode escrever. Conseguir ter o texto divulgado é um grande feito para esses jovens”, afirmou Márcia Pelachin.
Aline Sakamoto e Matheus Felipe Nakaya