01/09/2015
Dilema Grego: alunos avaliam de forma prática a crise na Grécia
A atual crise econômica que atinge a Grécia é um assunto presente na mídia. Pensando nessa questão, o Colégio Rio Branco desenvolveu uma atividade com os alunos da Unidade Granja Vianna intitulada “Dilema Grego”.
Capitaneado pelo professor de Geografia, Lucas Martins, alunos do 3º ano do Ensino Médio produziram um trabalho que teve como objetivo compreender a crise econômica que perturba a zona do euro e a situação delicada em que se encontra a Grécia. Temas de geografia econômica, que possivelmente estarão presentes nos vestibulares, foram os principais pontos que pautaram as discussões.
Durante o trabalho, os jovens foram divididos em dois grupos. A primeira equipe estava incumbida de defender a posição do atual governo grego, Syriza, e o segundo grupo, os da Troika, grupo de instituições credoras, formado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu e Comissão Europeia.
Cartaz feito por alunos mostra a indignção dos gregos
Assim como na Grécia, as mídias sociais também foram usadas pelos alunos como uma forma de comunicação. Os estudantes criaram um grupo no Facebook onde fizeram a publicidade das ideias defendidas, por meio de panfletos, cartazes e vídeos.
Também participaram do projeto os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, que representaram a população grega e votaram em uma das duas equipes. A finalização do trabalho foi no dia do Plebiscito, em que os participantes avaliaram se aceitavam ou não as medidas de austeridade impostas pela Troika.
Alunos no processo de produção dos materias usados nas atividades