18/08/2015

Módulo Eletivo de Responsabilidade Socioambiental

O Colégio Rio Branco tem como objetivo formar crianças e jovens para atuar com responsabilidade diante das situações do cotidiano. As questões do meio ambiente e da sustentabilidade são temas debatidos com frequência na escola.Tendo como base esses ideais, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participam do Módulo Eletivo de Responsabilidade Socioambiental, ligado ao projeto Em Rede - Água é Vida, do Programa das Escolas Associadas da Unesco (PEA).

O módulo propõe que os estudantes realizem um monitoramento de córregos, que desaguam no Rio Tietê, localizados próximos às unidades. Em Higienópolis os alunos monitoram o córrego Pacaembu e, em Granja Vianna, um córrego do Rio Cotia, com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, integrando o Projeto Observando o Tietê.

Durante os encontros, que ocorrem uma vez por semana, os alunos, com apoio das professoras gestoras do projeto, Kátia Portella e Patrícia Silva, realizam a avaliação do entorno dos córregos e a análise físico-química da água, com foco na proposição de melhorias, trabalhando ações sociais para reverter quadros não sustentáveis nas comunidades. Além disso, são realizadas discussões multidisciplinares sobre as problemáticas relacionadas à água, como escassez, desperdício, poluição, uso adequado e distribuição.