25/05/2015
Ciências da Natureza: argumentação no ensino e aprendizagem
Coordenadores, professores e técnicos de laboratórios de Física, Química, Biologia e Ciências do Colégio Rio Branco, reuniram-se em 23 de maio para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento profissional docente na área de Ciências da Natureza.
O tema abordado nesse encontro foi “argumentação no ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza”. Organizado em dois momentos pela assessora Sandra Tonidandel, coordenadora da diretoria do Núcleo Pedagógico da Consultoria em Pré-Iniciação Científica - IniCien, o trabalho teve como primeira etapa a apresentação da fundamentação teórica sobre o conteúdo. Em uma segunda fase, a assessora mostrou atividades para o desenvolvimento de argumentação em sala de aula.
Reunidos em grupos, os professores trabalharam com questões propostas pela assessora, com discussões e uma apresentação final dos grupos em uma plenária. O foco desse trabalho é a alfabetização científica dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, fazendo com que aprendam a pensar criticamente, levantar hipóteses, trabalhar com dados e procedimentos, fazer análise e observação direcionadas.
Grupo reunido para debater projetos na área de Ciências da Natureza