25/05/2015
Alunos realizam experimento sobre eletroquímica
Aliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao ambiente de casa. Com esse objetivo, alunos do 3º ano do Ensino Médio da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco fizeram uma pesquisa com o tema eletroquímica. A ação foi desenvolvida pela professora de química da Unidade Granja Vianna, Solange Locatelli.
Com base no tema, os estudantes fizeram uma pesquisa em casa para descobrir como limpar objetos de prata oxidado com papel alumínio, água, sal ou bicarbonato. A ideia foi usar os conhecimentos de eletroquímica adquiridos em sala de aula e fazer o experimento que consistiu em limpar um utensílio de prata.
A professora ressaltou a importância de aprender e aplicar os conhecimentos na prática. “É muito importante que o aluno aprenda a levantar hipóteses e a pensar sobre elas, reconstruindo suas ideias com um pouco de autonomia, numa abordagem investigativa e metacognitiva. Além disso, o aluno pode ter a oportunidade de aplicar conhecimentos de química na sua prática. Essa foi a proposta dessa atividade, com intensa discussão em sala de aula”, explicou Solange.
Ao final, os alunos tiveram que levantar hipóteses para explicar o procedimento e postar o relatório com as fotos no Moodle. Depois fizeram o compartilhamento em sala de aula, momento em que houve discussão das hipóteses e dos conceitos de química envolvidos.
Confira os depoimentos dos alunos
“Eu achei muito legal fazer esse experimento em casa, pois limpar objetos de prata é uma coisa que eu não sabia que dava para fazer e, na verdade, é muito útil, posso fazer sempre que precisar. Aprendi o motivo de meus colares, anéis e pulseiras ficarem com coloração escura e agora sei como resolver isso”, comentou Beatriz Pinheiro da Cruz.
Objeto de prata da aluna Beatriz Cruz antes e depois
“A experiência de química feita em casa me agradou muito, sendo um jeito diferente de se preparar para aula, entendendo a teoria na aula a partir da experiência prática já realizada em casa. Também achei legal entender uma aplicação do conteúdo de Eletroquímica que está sendo visto em sala em uma situação corriqueira no cotidiano. A experiência prática também me ajudou no processo, posto que vi na prática, por exemplo, a liberação de um gás mal cheiroso, o qual inferimos ser o ácido sulfídrico, corretamente na aula, graças a experiência”, ressaltou Luigi Massoti Martins.
Antes e depois do material do aluno Luigi Martins
“Acho que com essa experiência notamos que a química está realmente presente no nosso dia a dia. Além disso, a experiência me mostrou como pode ser simples limpar um objeto de prata sem danificá-lo e ainda por cima repassar o conteúdo aprendido em sala de aula”, explicou Victor Lago de Figueiredo.