28/01/2015
Alunos realizam atividade de Inglês com vivência teatral
Os alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I do Colégio Rio Branco, Unidade Higienópolis, desenvolvem trabalhos de Inglês utilizando como base a vivência teatral na própria sala de aula, organizados pela professora de inglês Maria Lúcia Mendonça Garcia.
“A vivência teatral em sala de aula pode contribuir de forma muito eficaz no aprendizado da língua estrangeira, além de proporcionar momentos de socialização, desenvolvimento da criatividade e melhora na fluência da língua”, destacou a professora Maria Lúcia.
Os alunos do 3º ano estudaram algumas fábulas, gênero também estudado em Língua Portuguesa e realizaram a leitura dramática apresentando as emoções da história e usando modulações na voz, gesticulações e as expressões faciais para transmitir toda a emoção de cada personagem. Cada dupla de alunos demonstrou sua espontaneidade, criatividade e segurança. Para a professora, os alunos puderam aprender os conteúdos ministrados durante as aulas, e conseguiram terminar o projeto com as dramatizações dos pequenos diálogos sobre as fábulas.
Já com os alunos do 4° ano foram utilizadas outras abordagens, como um “filme” que mostrou a dramatização para os alunos na sala de aula. Além da utilização do “Chroma Key”, uma técnica de efeito visual da informática que consiste em projetar imagens que montam os elementos do cenário sobre uma cor padrão pré-definida, por exemplo, uma parede na cor verde ou azul.
Após a leitura do texto “Fran´s Flower”, de Lisa Bruce, foi realizada a leitura de imagens da história, a previsão dos fatos, e depois a leitura dramática com base no estudo das características específicas do gênero em foco.
Durante todo o processo de criação, dependendo do texto, foi acrescentado para cada grupo um “happy moment”, (momento feliz da história) ou um “resolution moment” (momento de desfecho do problema), novo personagem ou nova situação. Este trabalho de criação e os registros das modificações da história ocorrem durante as aulas e sempre com a mediação da professora.
Com os alunos do 5º ano, o processo de criação foi semelhante ao do 4º ano, porém a exigência do uso da Língua Inglesa foi maior, bem como os procedimentos no aspecto atitudinal estudado. “Quando trabalhamos com a leitura do livro paradidático, por exemplo, sobre New York, um dos grupos se apresentou como turistas e um dos alunos como guia turístico”. E ainda os próprios alunos criaram as falas para as personagens e uma situação, “happening”, depois finalizaram o projeto dramatizando na sala “Chroma key”, utilizando as imagens da cidade de New York como cenário de fundo dessa apresentação.
Confira o resultado desse trabalho.
Feelings Fable - atividade com alunos do 3º ano EF
Picnic - atividade com alunos do 3º ano EM
Fran's Flower - atividade com alunos do 4º ano EF
Humpty Dumpty - atividade com aluno do 4º ano EF
Visiting New York - atividade com alunos do 5º ano EF
Visiting New York II - atividade com alunos do 5º ano EF
Visiting New York III - atividade com alunos do 5º ano EF