27/11/2014
Alunos desenvolveram projeto sobre os Animais
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco desenvolveram ao longo do 2º semestre, um projeto de pesquisa sobre Animais. Cada turma de alunos escolheu um grupo de animais e realizou uma pesquisa detalhada sobre a vida e características deles, formando um almanaque com todas as informações obtidas.
Os grupos de animais escolhidos foram as aves brasileiras, aves brasileiras em extinção, animais ovíparos (que botam ovos) e felinos.
Durante a pesquisa, os alunos fizeram muitas descobertas, como os diferentes biomas, o modo de viver dos animais em seu ambiente natural, suas características físicas e algumas consequências da interferência humana. Além disso, durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes aprenderam sobre como elaborar a seleção, a coleta e o registro de informações.
Em Higienópolis, o destaque da atividade foi para o movimento das páginas do almanaque que, em alguns casos, imitou o de livros de diagramação atual, em que as páginas se abrem e ficam maiores, representando os biomas brasileiros, como o cerrado e o Pantanal por exemplo. “Para documentar todas as informações e dados que os alunos encontraram, eles desenvolveram um almanaque contendo diferentes tipos de textos, como verbetes de curiosidades, por exemplo, “você sabia?”, passatempos, textos literários e também de instrução sobre os animais”, explicou a coordenadora de Matemática e Ciências da Unidade Higienópolis, Liane Poggetti.
Em Granja Vianna, o destaque foi dado à representação dos animais, por meio de figurinhas criadas pelos alunos. “A atenção à representação dos detalhes do animal para que a figurinha fosse realmente representativa da página em que seria colada foi ponto importante do trabalho. As figurinhas criadas foram chegando às mãos de cada aluno para colagem em seu almanaque por diferentes vivências: brincadeira simbólica de compra de figurinhas em banca de jornal, em que adquiriam envelopes contendo, inclusive, figuras repetidas; brincadeiras de "bater figurinha", para conseguir trocar as figurinhas repetidas; outras estratégias de trocas individuais” completou a coordenadora Wilma Sampaio.
Esse trabalho desenvolvido com a orientação das professoras Cristina S. Kassab, Marcia Messias Gonzales, Juliana Correa Silva, Juliana Campos, Juliana Guida, Graziella Bertolo e Roberta Castro, na Unidade Higienópolis, e Karine Loren de Matos, Cristianne Prado Favarin, Marta Maria Fantoni, Eliete de Moura, Claudia Magone, Fátima Aparecida e Luíza Maria Granado, na Unidade Granja Viana.
Alunos desenvolvendo projeto sobre animais