20/08/2013

Benchmarking internacional em Harvard

A diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, participou, em julho, de curso voltado para liderança e gestão aplicadas à educação, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Dirigido a educadores, diretores e gestores da área educacional de diferentes países, o evento reuniu cerca de 140 pessoas, em uma oportunidade única para a troca de experiências. O Colégio Rio Branco foi uma das poucas instituições brasileiras a integrar o grupo.


Esther Carvalho reuniu-se com educadores, diretores e gestores

Segundo Esther Carvalho, os objetivos do curso foram desenvolver a competência do gestor para lidar com estratégias de desenvolvimento institucional e aprimoramento de aprendizagem; com a cultura organizacional e com aspectos inerentes a mudanças que se quer implementar; examinar estilos efetivos de liderança e prática em contextos de mudança organizacional; conduzir a instituição de forma empreendedora, expandindo parcerias e redes de relacionamento; avaliar e implementar novas técnicas e tecnologias para mudanças sustentáveis; responder expectativas de stakeholders; e apresentar estratégias para liderar processos em uma era de prestação de contas.

As atividades contaram com palestra de renomados profissionais das áreas de gestão em educação e tecnologia, dentre eles Robert Kegan, Joe Blatt e Katherine Merseth, professores da Universidade de Harvard, e com atividades práticas, a partir de uma abordagem chamada de Project Adventure, que estimula a liderança e o trabalho em equipe.

Para a diretora Esther Carvalho, o curso permitiu ampliar a percepção sobre diversos aspectos da gestão que, muitas vezes, passam despercebidos. "Foi possível verificar, durante o curso, como o líder estratégico atua no dia a dia e como pode desenvolver a capacidade de seu time trabalhar de forma estratégica também. O papel da liderança na escola é o de dar condições para que os professores desenvolvam um trabalho de qualidade com a diversidade", destacou.