12/09/2018

Aprendendo um com o outro: alunos do Jardim I e do 4º ano aprendendo juntos sobre os grilos

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e do Jardim I iniciaram um projeto muito especial e desafiador: o “Aprendendo um com o outro”. Esse projeto tem como objetivo promover a autonomia e a integração dos alunos de idades e séries diferentes. O primeiro tema dessa atividade vertical foi “Grilo”.

Na etapa inicial, as crianças do Jardim I levantaram hipóteses e elaboraram perguntas sobre o tema. Os alunos do 4° ano, com apoio e orientação das professoras, utilizaram ferramentas e recursos do Google Apresentações, adicionando suas pesquisas, textos, áudios e imagens, o que facilitou o compartilhamento integrado e colaborativo entre alunos e professores de ambos os grupos.

Para o compartilhamento das informações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental l, os alunos do 4º ano foram à sala do Jardim I e realizaram uma apresentação, conversaram e fizeram atividades colaborativas.

 


Os alunos observaram os animais

Na sequência, as crianças do Jardim foram ao laboratório do Ensino Médio, fizeram muitas perguntas sobre o tema e tiraram dúvidas com as professoras. Os alunos, com instrumentos do laboratório, observaram e investigaram os grilos que compõem o ambiente.

“O momento demonstrou o envolvimento entre os alunos, o cuidado dos maiores com os pequenos e a admiração destes aos maiores, relação essa que não se restringiu ao espaço da sala e laboratório, alcançou as quadras e parques acompanhado de sorrisos e muitos abraços”, contaram as professoras responsáveis pelo projeto.

As professoras responsáveis foram Marli Ferreira de Souza, do 4° ano, Renata Payoli e Isabel do Nascimento, do Jardim I, e as professoras de Ciências e Biologia do Ensino Fundamental ll e do Ensino Médio, Ana Carolina Carmo Han e Maryana Eiras.

 

Galeria de fotos