08/05/2018

Jogos e Matemática

Os alunos do 7º e do 8º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade especial, aprendendo por meio de jogos, para colocar em prática o conteúdo das aulas de Matemática: a soma dos ângulos internos do triângulo para alunos do 7º ano e as propriedades das potências para alunos do 8º ano.

Os alunos do 7º ano foram divididos em grupos de quatro. Cada grupo recebeu um baralho. Cada carta do baralho tinha um triângulo com um valor x de um dos ângulos internos a ser descoberto e uma resposta (essa resposta não era a resposta do triângulo apresentado na carta, era a resposta de outra carta). Todos calculavam o valor de x e o jogador que estivesse com a carta resposta jogava a carta e um novo triângulo era apresentado. Para ganhar o jogo era preciso ser habilidoso, atento, saber associar os conceitos estudados e fazer cálculos mentais e escritos.

Ganhava o jogo quem conseguisse descartar todas as cartas.
Já na atividade do 8º ano, a sala também foi dividida em grupos de quatro alunos. Cada aluno elaborou e resolveu duas expressões com no mínimo duas propriedades das potências. Após a correção das expressões pela professora, eles construíram as cartas do baralho. O objetivo do jogo era formar duas expressões com suas respectivas respostas.

Antes de começar o jogo, os jogadores tiveram que resolver no caderno todas as expressões do baralho, cada um no seu caderno sem deixar que os outros jogadores vissem as suas respostas. As cartas foram embaralhadas e distribuídas uma a uma entre os jogadores. O jogador que ficasse com cinco cartas começava o jogo escolhendo uma carta qualquer, e passando para o jogador seguinte, sem mostrar a carta aos outros jogadores. O jogador que recebeu a carta escolhia uma carta qualquer e passava para o próximo jogador e assim por diante, até que alguém conseguisse formar uma quadra: duas expressões com suas respectivas respostas. Assim que alguém formasse uma quadra, abaixava as cartas com a face para baixo.

As professores responsáveis pelas atividades foram Bruna Gouveia, da Unidade Granja Vianna, e Dixier Carrati, da Unidade Higienópolis.