22/09/2017
Rio Branco forma terceira turma de educadores em parceria com a Finlândia
O Colégio Rio Branco formou a terceira turma de educadores em curso de desenvolvimento profissional docente desenvolvido em parceria com a Tampere University of Applied Sciences da Finlândia.
Cerca de 20 educadores concluíram o curso de extensão a distância “Tendências Emergentes em Educação”, que apresentou temas, como movimento maker, gamificação, MOOC’s, uso de dispositivos móveis em sala de aula, influência das redes sociais na educação, importância da analítica de aprendizagem, entre outros.
Os educadores foram certificados durante o Seminário Internacional Tendências Emergentes em Educação no Século XXI, realizado no dia 22 de setembro.
Confira os depoimentos de nossos professores:
Ana Elisa Novaes
de Souza
“O curso superou todas as minhas expectativas e hoje vejo o quanto a tecnologia está a nosso favor. Fizemos um curso totalmente online e aparentemente distante, mas, ao mesmo tempo, estávamos tão conectados, tão integrados, tão perto uns dos outros. Achei muito interessante ver quantas novidades existem por ai e quão perto estamos de muitas delas, quantas coisas parecidas já realizamos no colégio, como por exemplo, o movimento maker, a gamificação, entre tantas outras. Este curso fez com que eu refletisse sobre minha prática e mudasse não só profissionalmente como pessoalmente”.
Andreia Novo
“Foi um curso virtual, prático e com um viés presencial, pois os participantes puderam interagir através do blog do curso, Facebook, videoconferência e Flipgrid, fazendo com que todos se conhecessem e trocassem opiniões, ideias, vivências, conhecimento. O envolvimento de estudantes e professores, a cooperação e a vontade de aprender são, ao meu ver, os principais benefícios das tendências educacionais atuais, como a Gamificação, Letramento Digital, Aprendizagem Mão na Massa e Movimento Maker”.
Bruna Inez
Decimone Gouveia
“Os conteúdos estudados a cada semana são muito interessantes e se encaixam perfeitamente em nossa prática como docente no Colégio Rio Branco. Cada professor está aplicando em sua disciplina e é muito bom poder trocar experiências com os colegas. O conteúdo que achei mais interessante foi a gamificação em sala de aula, onde os alunos participam como centro de todo o processo de aprendizagem. Em minhas aulas com o 8º ano, já consegui aplicar a gamificação e os alunos adoraram”.
Carolina de Oliveira
Jimenez e Silvestre
O curso está sendo, de uma forma geral, muito importante para minha formação profissional, pois realizamos muitas leituras, pesquisas, discussões, trocas de conhecimentos e vivências que nos fazem aprender por meio da exploração das novas tendências tecnológicas. Os conteúdos que mais me interessaram foram Gamificação e MOOCs, pois são ferramentas tecnológicas e digitais presentes na realidade dos aprendizes e que nos servem de uma pedagogia construtivista na qual o aprendiz constrói seu conhecimento com mediação do educador, ou seja, torna o aprendiz realmente protagonista de seu processo de aprendizagem”.
Claudia Carvalho
Magone
“Participar de um curso online na Universidade TAMK está sendo uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional. São tendências relevantes para o meu contexto educacional, entre elas, focamos em algumas que eu não conhecia e em outras que já são aplicadas no Colégio. O bacana é que essas tendências veem para reorganizar toda a experiência escolar de sala de aula tradicional. O curso tem me mostrado que estamos no caminho certo!”.
Dixier Maria
Carratti
“O curso tem me dado a oportunidade de repensar minha práticas em sala de aula, pois me coloca, a cada semana, diante de uma tendência educacional que eu não conhecia ou conhecia mas tinha pouco contato. O curso é muito bem estruturado e a interação constante com os participantes e professoras enriquece e muito a participação de todos os envolvidos. Já utilizei a gamificação e o movimento maker com os alunos do 6ºano nas aulas de Matemática. Foram, com certeza, momentos muito ricos em aprendizagem. Os alunos se envolveram muito e pude confirmar, na prática, o quanto essas estratégias são importantes e refletem positivamente na sala de aula”.
Elaine Lupiani
Augusto Mendes
“Acredito que todos os conteúdos foram considerados importantes, uma vez que acrescentaram muitas informações. Gostei muito de aprender sobre MOOC´s, Gamificação e Aprendizagem Mão na Massa. Muitas vezes já tinha realizado determinadas atividades em sala de aula utilizando-os, mas não sabia que estavam tão relacionados. Todos esses aprendizados me fizeram refletir sobre o dia a dia. Temos uma quantidade muito grande de opções a serem trabalhadas, ampliando o olhar do aluno e também do professor”.
Gabriela Monteiro
Guimaraes
“O curso deu mais fundamento à nossa prática e, através dele, pudemos perceber o quanto essas mudanças são de fato necessárias no cenário em que a educação se encontra no século XXI, onde aluno e professor assumem lugares tão diferentes de antes. Temas como Gamificação e Aprendizagem Digital foram muito interessantes de serem aprofundados e discutidos entre o grupo, pois são recursos já utilizados por nós, mas que cresceram muito aos meus olhos - em relevância, em teoria e na sua aplicação. Ter momentos de trocas entre profissionais da nossa instituição é sempre muito rico, o que além de acontecer nas postagens e comentários no Blog, pudemos fazer também em Conferência de vídeo”.
José Luis Falco
“O curso é excelente e abre muitas possibilidades de interação com uso de tecnologia, além de abordar temas da área da educação que nos faz refletir sobre nossas práticas. Gostei muito do "Movimento Maker", pois entendo que temos muitas ações que seguem essa tendência no Colégio e também possibilita elaborar estratégias que não dependem de uso de tecnologia. Os aprendizados podem ser muito úteis em sala de aula, tanto no aspecto metodológico quanto no aspecto tecnológico; é claro que um não exclui o outro”.
Patricia Andrade
da Silva
“Fiquei muito feliz com a oportunidade de fazer o curso e posso afirmar que tenho aprendido bastante com as leituras e reflexões propostas. Neste sentido, tenho reconhecido diversas abordagens já presentes em nossa escola, em diversas áreas do conhecimento, além de tendências inovadoras que certamente estarão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. O curso reforça a necessidade de repensar a forma como o ensino ocorre em sala de aula no mundo de hoje, com o jovem de hoje. Todos os temas propostos permitiram uma reflexão sobre a adequação daquilo que sempre fizemos com o auxílio da tecnologia, de forma que os alunos se tornem mais participativos, ou seja, verdadeiros protagonistas dentro da sala de aula”.
Roberta Aguera
Sale de Souza
“As atividades propostas durante as semanas foram desafiadoras, com bibliografias e ferramentas pedagógicas atuais, que me fizeram refletir e buscar novas estratégias durante o meu fazer pedagógico. Como educadores, temos que estar constantemente atualizados, para que nossas aulas sejam cada dia mais atraentes, significativas, desafiadoras e focadas no protagonismo do nosso aluno”.