21/06/2016
Game Factory: atividade ensina linguagem de programação e estimula múltiplas habilidades
Os Módulos Eletivos Game Factory, para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e Game Factory Jr., para alunos do 6º e 7º ano, estimulam o trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade. As atividades foram concluídas nesse semestre, na Unidade Higienópolis e na Unidade Granja Vianna, respectivamente.
Durante a atividade, os alunos constroem jogos interativos, por meio de conceitos passados sobre a estrutura de um programa, uso de variáveis e operadores formais e lógicos. Assim, o aluno é desafiado a construir um programa usando roteiros de estudo.
Os alunos, no Game Factory, trabalharam com o programa específico para criação de jogos, o Game Maker, por meio de programação feita por objetos ou por linhas de programação. Os estudantes que integraram o Game Factory Jr. utilizaram o Scratch, que é uma linguagem de programação para crianças desenvolvida no MIT Media Lab, e o Minecraft, com lógica de programação e programação escrita.
Os alunos aprendem o conteúdo, por meio de jogos famosos e recebem, em um tablet, um roteiro. Em seguida, são corrigidos possíveis erros de programação. Num processo de evolução criativa, os estudantes criam outros elementos dentro do jogo, que utilizem o conteúdo aprendido e unam outros aprendidos nas aulas. No final, os alunos jogam os jogos dos colegas. Todos os jogos elaborados serão apresentados e jogados no Encontro Cultural, no segundo semestre.
Os módulos são coordenados pelo professor Jorge Farias, na Unidade Higienópolis, e Daniela Violato, na Unidade Granja Vianna.
Como exemplo, foi desenvolvido um jogo de trânsito, que tinha o objetivo de fazer um menino atravessar para o outro lado da rua, onde se encontram árvores. Para isso, o aluno deveria responder a oito perguntas de raciocínio lógico. Outro jogo era um ambientado no espaço e o objetivo era acertar o resultado das multiplicações que apareceriam nos meteoros. No jogo do panda, o animal deveria capturar o maior número possível de bambus para se alimentar.
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