Os múltiplos projetos de vida dos alunos

by Colégio Rio Branco 28. agosto 2015 11:47

Como desenvolver em nossos filhos e alunos a ideia de projeto de vida, o foco em objetivos e a iniciativa para a realização dos sonhos?

Com esta reflexão, abordamos o tema “Vestibular e Enem no projeto de vida dos alunos”, no Encontro com a Direção do mês de agosto, realizado nos dias 26 e 27, nas unidades Granja Vianna e Higienópolis.

Este tema faz parte do dia a dia do Colégio Rio Branco e da vida de nossos alunos, pois atuamos para que nossas crianças e jovens sejam bem sucedidos nas diversas etapas da vida estudantil. Nesse sentido, o ingresso no ensino superior é, também, foco de nosso trabalho pedagógico.

O sucesso para essa etapa prevê um percurso e um trabalho. Assim, no Colégio Rio Branco, atuamos com a ideia de projetos, estimulando e desenvolvendo as múltiplas habilidades e competências. Os valores, os sonhos, as atitudes e os desafios fazem parte de nosso projeto pedagógico, pois acreditamos numa formação humanista e global.

Resultados são obtidos no dia a dia

O Colégio Rio Branco desenvolve diversas ações e projetos para apoiar o aluno em seus projetos de vida.

Com foco na melhoria constante dos resultados acadêmicos, aprovações em universidades e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Colégio Rio Branco tem uma Assessoria de Aprendizagem, Avaliação e Resultados. Esta área também tem o objetivo de apoiar os alunos que desejam estudar em outros países, com orientações específicas, programas de intercâmbios de curta duração para vivência acadêmica e projetos que destacam a formação global.

É importante destacar, também, que em 2015, o Colégio Rio Branco iniciou a implantação da nova Matriz Curricular, que apresenta alterações significativas no 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Com as adequações na grade curricular, a meta para 2017 é oferecer o 3º ano do Ensino Médio em período integral, com o primeiro semestre contemplando o conteúdo formal e o segundo semestre totalmente revisional, além de módulos nas áreas de Exatas, Humanas e Sociais e Biológicas e Saúde.

Saiba mais sobre as ações do Rio Branco, focadas no Ensino Médio

  • Pré-Vest

Alunos do 3º ano do Ensino Médio contam com o programa pré-vestibular, realizado em parceria com o Intergraus, cursinho renomado.

  • Ciclo de Simulados

Seguindo o mesmo nível de exigência e rigor de concorridos exames do Brasil, o Colégio Rio Branco promove simulados ao longo do ano.

  • Laboratório de Redação

Com o objetivo de estimular os alunos à prática da escrita, o Laboratório de Redação é um espaço permanente de estudo e aprofundamento das habilidades de produção textual.

  • Módulos Eletivos

Contemplando o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas, os Módulos Eletivos enriquecem o currículo dos estudantes e despertam talentos múltiplos.

  • Aprofundamento e Estudos Avançados

As atividades abordam temas atuais e relevantes, por meio de palestras, aprofundando o trabalho desenvolvido em sala de aula.

  • Mentoria Escolar

Com o mesmo princípio do coaching, o Colégio Rio Branco realiza o acompanhamento de todos os alunos, quanto à sua rotina de estudos e objetivos pessoais.

Enem e Vestibulares

O Enem é a primeira avaliação brasileira calcada em competências e habilidades e oferece para as escolas dados importantes. Assim, ao longo dos anos, os resultados têm sido avaliados e estudados pelos profissionais do Colégio Rio Branco, em busca das melhores práticas educacionais.

Além de avaliação individual e instrumento de acesso ao ensino superior predominantemente de instituições federais, o Enem é utilizado como certificação do Ensino Médio, para o programa de financiamento universitário PROUNI e também para o acesso ao programa Ciência sem Fronteiras. Essa múltipla função mostra que esse exame é muito mais do que um ranking.

Assim, atuamos para inserir o Enem no projeto de nossos alunos, estimulando a realização da prova de uma maneira consciente e focada, independente do uso que será feito dele.

No último exame, 93% de nossos alunos do 3º ano do Ensino Médio realizaram a prova, mesmo tendo múltiplos e diversos projetos de vida que não necessariamente contemplavam esse exame, que não é obrigatório.

Formando pessoas que façam diferença no mundo

Temos como premissa a formação de pessoas, cidadãos e profissionais felizes, realizados e que possam fazer a diferença na sociedade. O ingresso no ensino superior, seja no Brasil ou em outros países, é umas das mais importantes passagens da vida dos jovens.

Por isso, preparamos nossos alunos para que obtenham bons resultados e, tão importante quanto, realizem seus sonhos e conquistem suas metas pessoais.

Nesse sentido, é preciso trabalhar com as crianças e jovens a ideia de sonhos que sejam tangíveis.

Leia mais

Após o Encontro com a Direção, a diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, escreveu um artigo para o jornal Perfil Econômico. Confira.

Comentar




biuquote
Loading