Próximo Encontro com a Direção. Participe!

by blogAdmin 26. agosto 2013 16:48

Queridos pais,

Estamos muito felizes por retomar o nosso Encontro com a Direção! Esse evento, que já completa um ano de existência, tem se traduzido em ricas oportunidades de crescimento para pais e educadores da escola. Temos aprendido muito com o diálogo, com a escuta e com a reflexão gerada nesses encontros.

Dando início ao segundo semestre, faremos, conforme combinado anteriormente, um último encontro tratando sobre Sexualidade. Contamos agora com a palestra da Prof.ª Dr.ª Carmita Abdo, que muito nos acrescentou com sua experiência e competência. A partir de setembro, trataremos de novos temas que definiremos em conjunto no próximo encontro.

Portanto, segue aqui mais um convite para nosso Encontro com a Direção, que ocorrerá no seguinte cronograma:

28 de agosto – Granja Vianna – 7h30

29 de agosto – Higienópolis – 7h30

Se quiser saber mais sobre o trabalho da Prof.ª Dr.ª Carmita Abdo, acesse o site do ProSex, Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. A especialista coordenou o “Estudo da Vida Sexual do Brasileiro”, considerado o maior do gênero já realizado no Brasil, e escreveu o livro “O descobrimento sexual do Brasil”, pela Summos Editorial. Vale a pena conferir o Portal da Sexualidade, que, a partir de um cadastro, oferece artigos sobre o tema segmentado para os mais diversos públicos; e o Museu do Sexo, que conta a história da sexualidade na humanidade.


Comentários

enviado por: 02208197

11/09/2013 18:14:09 #

Prezados, Gostei muito de participar neste encontro. Vou procurar estar sempre presente, pois acho que a proximidade da escolar é fundamental e a possibilidade de partilhar experiencias com outros pais que se preocupam com o desenvolvimento dos filhos torna este encontro produtivo. Ainda voltando ao tema do ultimo encontro(sexualidade),percebi que este assunto não é pontual e nao deveria terminar aqui. Acho que falta um canal aberto para que os jovens possam tirar suas duvidas conforme forem surgindo.Pensei na possibilidade da escola "nomear" professoes que pudessem ser " padrinho"  dos  temas(sexualidade, drogas, etc) , e quem sabe uma "urna"constante num patio para as duvidas de cada tema serem colocadas e posteriormente respondidas pelos padrinhos em um mural coletivo. É uma forma de levar conhecimento e informação correta a todos.Fica aqui registrado como sugestão. Obrigada,
Kátia

enviado por: 02212094

16/09/2013 11:41:56 #

Este momento de troca e discussão é de vital importancia para a educação de nossos filhos e de nós como pais e educadores.
A abordagem do tema Sexualidade demonstra claramente que apesar de um senso comum, existem fatores familiares individuais que nos levam a pensar como mediar um universo amplo como um grupo de milhares de crianças de uma escola. Não há como tratar deste tema a exaustão, mas sim, caminhar passo a passo em direção ao que acreditamos ser bom para nossa sociedade.
No mundo que vivemos hoje, nós como pais temos uma carencia de informação do que é apropriado para cada faixa de idade, de acordo com a evolução de nossos filhos. Temos muita informação disponível na ponta dos dedos, porém pouco discernimento de como usá-las de forma adequada. Em específico para o caso de sexualidade, este tema mexe com questões que vão do natural até Tabus da sociedade, e é neste momento que muitas vezes perdemos nosso chão.
Este é um chamado aos pais do Rio Branco... vamos dedicar um tempo especial em realmente olhar e nos aproximar de nossos filhos para entender o que estamos fazendo. Cabe uma auto-reflexão em cada um de nós sobre se a forma como agimos corresponde a forma como falamos, pois ao final, as crianças aprendem por exemplos e não tanto por teorias...
Vamos acessar a literatura recomendada pela escola e assim, dispersar entre nós o conhecimento disponível, pois afinal quando o seu filho pergunta: "Pai/Mãe, o que é sexo?" devemos saber bem o que responder afinal o que é sexo para nossos filhos pode ainda ser bem diferente do que é sexo na nossa cabeça.

Grato pela direção por contribuir com a criação deste espaço de aprendizado e troca de idéias e sugestões.

Comentar




biuquote
Loading