Sexualidade: conceitos e reflexões

by blogAdmin 17. maio 2013 15:50

O segundo Encontro com a Direção uniu pais e responsáveis em torno do tema “Sexualidade”. Juntos, pudemos levantar importantes e desafiadoras questões sobre o assunto em uma grande reflexão.

O que é sexualidade? É algo que vai além do relacionamento sexual e refere-se a conceitos e ideias como: autoconhecimento; relação humana; manifestação de afeto, de desejo e de prazer; está ligado à cultura, valores sociais e morais, tabus e preconceitos; envolve aspectos biológicos e políticos; maturidade física e emocional; aspecto comercial; comunicação e exemplo familiar; exposição; modismo; precocidade; comportamento; influência das mídias; responsabilidade; gênero e identidade; auto estímulo - como eu me percebo, o quanto meus pais me ensinaram a pensar sobre isso, o quanto eu me exponho; promiscuidade; questão da cobrança da sexualidade; entre tantos outros aspectos que levantamos durante nossa conversa.

A transgressão e as experiências novas fazem parte da evolução e amadurecimento das crianças e jovens. A atuação dos adultos, como referência para as novas gerações, como sempre, continua sendo fundamental. Mas, hoje, nós, pais e educadores, enfrentamos um momento desafiador e nos sentimos impactados pela complexidade das recentes mudanças da sociedade. A grande diferença da atualidade parece ser o acesso a um imenso volume de informações via internet, fazendo com que nossas crianças e jovens tenham contato, sem filtros, com conteúdos do mundo adulto, muitas vezes não saudáveis que, as vezes, até nós, pais e educadores, desconhecemos.

Para abordar esse tema em nossas casas, o primeiro passo é saber quais são os valores de cada família, para que possamos fazer o contra discurso, sendo referência para nossos filhos e mostrando o que é importante.

Ainda discutiremos o tema “Sexualidade” em nosso próximo encontro, marcado para os dias 22 de maio, na Unidade Granja Vianna, e 23 de maio, na Unidade Higienópolis. Por enquanto, confira abaixo nossas dicas de conteúdo, a partir das principais questões levantadas pelos pais.

Questões levantadas

  • Sexualidade nos dias de hoje
  • Sexualidade e internet: Mídias Sociais, exposição, segurança
  • Sexualidade na mídia televisiva, cinema e artes
  • Sexualidade e individualidade
  • Sexualidade e autoestima
  • Idade/maturidade para a primeira relação sexual/Precocidade sexual
  • Influência das amizades
  • Gravidez precoce
  • Adolescência e a ebulição hormonal: como lidar?
  • Diálogo entre pais e filhos: como tratar as diversas questões sobre sexualidade para filhos de diferentes idades - a pressão social do grupo, o medo de crescer e a negação da sexualidade, a descoberta do corpo e a curiosidade sobre o feminino? Em qual idade devemos começar a falar sobre sexualidade e como falar?
  • Como falar de forma natural sobre a diversidade sexual? Como entender e interpretar as diferentes possibilidades sexuais apresentadas no mundo moderno?
  • Comportamento dos adultos: como agir quando os pais de outras crianças estimulam a precocidade sexual?
  • Como impor limites para a sexualidade em uma sociedade em que se prega tudo tão abertamente?
  • Valores familiares e limites

Dicas de livros, sites e novidades

A obra “O grande livro da sexualidade” (Didáctica Editora), das autoras Caterina Candia, José Díaz Morfa, Mercedes Botella e Pilar Lopezona explica de forma clara e cuidadosa diversos temas para as crianças.

De onde viemos? Explicando às Crianças os Fatos da Vida, Sem Absurdos”, dos autores Peter Mayle e Arthur Robins, da Editora Nobel, também é uma boa opção de literatura sobre o assunto.

Uma referência no assunto é a médica Carmita Abdo, professora de Psiquiatria e coordenadora geral do ProSex, Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. A especialista coordenou o “Estudo da Vida Sexual do Brasileiro”, considerado o maior do gênero já realizado no Brasil, e escreveu o livro “O descobrimento sexual do Brasil”, pela Summos Editorial. Vale a pena conferir o Portal da Sexualidade, que, a partir de um cadastro, oferece artigos sobre o tema segmentado para os mais diversos públicos; e o Museu do Sexo, que conta a história da sexualidade na humanidade. Para conhecer um pouco mais o trabalho da especialista Carmita Abdo, este é o vídeo de uma palestra do Núcleo de Pesquisa em Estudos Culturais, com a produção da CPFL Energia, que coloca em debate o processo de modificação do comportamento da sociedade frente ao desejo, sexo e a sua liberdade proporcionada pela contemporaneidade.

O Portal Brasil Escola oferece conteúdos sobre diversos temas relacionados à educação e pesquisa, apoiando pais, alunos e educadores em suas pesquisas. Confira alguns textos sobre sexualidade.

O Portal Mundo Educação disponibiliza materiais e curiosidades para adolescentes, jovens e adultos, produzidos por professores e especialistas. Há conteúdos sobre sexualidade.

Grande abraço a todos e até nosso próximo encontro! Utilizem esse nosso espaço para comentários, dúvidas e sugestões.

Esther Carvalho

 

Comentários

enviado por: 02205198

21/5/2013 8:25:25 #

Querida Esther e Queridos Pais,nestes encontros percebi que não estamos sozinhos na busca de  um caminho melhor na educação de nossos filhos.Independente de como fomos educados e que direções seguimos nestes anos ,encontrar pessoas que pensem diferente ou igual a você,nos remetem a reflexões de que sempre é possível avaliar e mudar.Obrigada e até amanhã.Nancy

Comentar




biuquote
Loading